Breve Histórico da Casa

A Casa de Cinema de Porto Alegre foi criada em dezembro de 1987, por um grupo de cineastas gaúchos que já trabalhavam em conjunto desde o início dos anos 80.

Em sua primeira fase, a Casa foi uma cooperativa de 11 realizadores, reunidos em 4 pequenas produtoras, que passaram a ter um espaço comum para trabalhar a distribuição dos filmes já realizados e o planejamento e realização dos próximos projetos.

A partir de 1991, a Casa de Cinema de Porto Alegre se tornou uma produtora independente, com 6 sócios, permanecendo o espírito cooperativo e a intenção de continuar contribuindo para a difusão dos filmes produzidos pelo grupo original.

Em seus 24 anos de existência, a Casa produziu dezenas de filmes e vídeos, mas também programas de televisão (especiais e séries), cursos de roteiro e de introdução à realização cinematográfica, fórums de debates e programas eleitorais para TV.

Entre nossos parceiros e clientes estão emisssoras de televisão como as brasileiras TV Globo, RBS TV e Canal Futura, o Chanell 4 inglês, a ZDF alemã e a HBO Latin America, as Fundações Rockefeller e MacArthur, as distribuidoras Columbia e Fox, a produtora argentina 100 Bares, a ONG Cladem, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), o Partido dos Trabalhadores (PT) e o Partido Socialista Brasileiro (PSB).

A capacidade dos profissionais associados, atestada pelos mais de 250 prêmios em festivais nacionais e internacionais, transformou a Casa de Cinema de Porto Alegre numa referência fundamental do cinema brasileiro contemporâneo.

Em setembro de 2011, houve uma nova alteração na composição da Casa. Os quatro sócios atuais são Ana Luiza Azevedo, Giba Assis Brasil, Jorge Furtado e Nora Goulart.